janeiro 21st, 2011

F-3 Brazil Open: Chuva desafia pilotos e Lucas Foresti vence a primeira prova do final de semana

Bateria de abertura da edição 2011 do torneio foi disputada na tarde deste sábado em Interlagos
A segunda edição do F-3 Brazil Open, que está sendo disputada neste final de semana (20 a 23/1) no autódromo de Interlagos, em São Paulo, teve na tarde desta sexta-feira a primeira das quatro provas do torneio. E a corrida foi marcada pelo clima típico do verão paulistano. Depois do intenso calor durante a maior parte do dia, a chuva deu o ar da graça na metade da prova, desafiando os pilotos a guiarem com pneus de piso seco no asfalto molhado do circuito.

Mesmo com a dificuldade do piso molhado, o piloto de Brasília, Lucas Foresti, adotou uma estratégia de não parar nos boxes para trocar pneus. Com boa vantagem na liderança depois de ter largado na pole-position, Lucas manteve a primeira posição e venceu a corrida.

“Quando começou a chover eu pensei em parar nos boxes para trocar os pneus, mas a equipe me orientou para segurar o carro na pista, já que faltavam poucas voltas e a nossa vantagem era boa para o segundo colocado”, comentou o vencedor. “Foi um grande começo de final de semana com pole-position e uma vitória”, destacou.

A segunda posição ficou com o paulista Fabiano Machado, que se beneficiou da estratégia de Yann Cunha. Quando o atual campeão sul-americano de Fórmula 3 ocupava a segunda posição da corrida, sua equipe optou por parar nos boxes e colocar pneus de chuva. Porém, faltavam apenas três voltas para o fim da corrida e, mesmo com os compostos apropriados para o piso escorregadio, Cunha não conseguiu descontar a diferença dos líderes e terminou na quinta colocação – atrás de Foresti, Machado, Pipo Derani e Victor Guerin.

“Arriscamos para tentar ganhar a prova, mas infelizmente a chuva não veio e perdemos muito tempo nos boxes. Se toda a água que estávamos esperando tivesse caído, a estratégia teria dado certo. Eu não teria como chegar no Lucas em condições normais, então arriscamos para tentar ganhar a prova. Agora vamos para a próxima, tudo indica que vai dar para recuperar o terreno perdido no sábado”, declarou.

A sexta-feira marcou ainda a primeira corrida da carreira de Bruno Bonifácio no automobilismo. Recém-saído do kart, o paulista de 16 anos de idade terminou na sexta colocação geral, mas como vencedor da categoria B – que utiliza uma geração anterior dos carros de F-3.

“Eu já tinha feito alguns treinos e simulações, mas esta foi minha primeira corrida de fato. Acho que consegui aprender muita coisa, principalmente no ritmo de prova, que, claro, é diferente de quando se está apenas treinando. Estou bastante feliz com o resultado”, comentou Bonifácio.

Neste sábado o F-3 Brazil Open terá mais duas provas em Interlagos. A primeira a partir das 11h e a segunda com largada prevista para às 14h30. O evento integra as comemorações pelo aniversáro da cidade de São Paulo, que completa 457 anos na próxima terça-feira (25/1). Confira como terminou a corrida inicial do F-3 Brazil Open 2011 e como será a ordem de largada na manhã deste sábado:

Resultado – 1ª corrida
1- Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 19 voltas em 31min18s751
2- Fabiano Machado (Cesário Fórmula), a 16s288
3- Pipo Derani (Hitech Racing), a 19s549
4- Victor Guerin (Cesário Fórmula), a 22s405
5- Yann Cunha (Bassan Racing), a 53s305
6- Bruno Bonifácio (B/Cesário Fórmula Jr.), a 1 volta
7- Guilherme Silva (Hitech Racing), a 1min24s353
8- Raphael Abbate (B/Cesário Fórmula Jr), a 1min33s109
9- João Jardim (Kemba Racing), a 1min35s977

Grid de largada – 2ª corrida
1- Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 1m31s039
2- Yann Cunha (Bassan Motorsport), 1m31s100
3- Guilherme Silva (Hitech Racing), 1m31s475
4- Fabiano Machado (Cesário Fórmula), 1m31s650
5- João Jardim (Kemba Racing), 1m31s736
6- Pipo Derani (Hitech Racing), 1m31s893
7- Victor Guerin (Cesário Fórmula), 1m32s030
8- Bruno Bonifácio (B/Cesário Fórmula Jr.), 1m32s114
9- Raphael Abbate (B/Cesário Fórmula Jr.), 1m32s342

Confira mais imagens da corrida desta sexta-feira. Fotos Luca Bassani.

Destaques . Novidades