janeiro 21st, 2011

F-3 Brazil Open: Pilotos do Campeonato Inglês dominam treino de classificação

Lucas Foresti e Yann Cunha dividem a primeira fila das corridas iniciais do torneio. Bruno Bonifácio cravou a pole-position na categoria B

A segunda edição do F-3 Brazil Open teve seu treino de classificação realizado na manhã desta sexta-feira (21), no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A tomada de tempos definiu o grid de largada para as duas primeiras corridas do torneio, que serão disputadas respectivamente na tarde desta sexta-feira e na manhã de sábado.

O treino teve domínio de dois pilotos que disputarão o Open como preparação para o Campeonato Inglês da categoria: Lucas Foresti ficou com a pole-position, enquanto o atual campeão sul-americano de Fórmula 3, Yann Cunha, ficou com a segunda melhor marca.

“É sempre bom estar na pole-position, mas em um torneio como o F-3 Brazil Open isso não significa grande favoritismo”, comentou Lucas Foresti. “Temos ainda quatro corridas e três dias de trabalho pela frente. A pole-position é, por enquanto, apenas um sinal de que estamos no caminho certo”, completou o piloto, que disputa o Open pela Cesário Fórmula.

O brasiliense Yann Cunha, que liderou a primeira parte da classificação, contou que teve um pequeno problema em seu carro na fase decisiva do treino. “Perdi um pequeno spoiler do carro, mas que prejudicou bastante o desempenho. No segundo jogo de pneus novos, o carro saía muito de frente e não consegui melhorar o tempo”, contou o brasiliense. “Mas estar na primeira fila é muito bom para este início de campeonato e tentar brigar pelo título”, apontou o piloto da Bassan Motorsport, terceiro colocado na edição 2010 do Open.

Na classe B da Fórmula 3, um estreante do automobilismo ficou com a pole-position. Aos 16 anos de idade, o paulista Bruno Bonifácio faz, neste final de semana, sua primeira corrida no autódromo depois de completar sua carreira no kart.

“Estou feliz por essa pole-position. E acho que é muito importante largar na frente, principalmente no automobilismo onde a aerodinâmica dificulta bastante as ultrapassagens. Diferente do kart, onde é mais fácil ultrapassar durante a corrida, aqui nos carros a corrida praticamente se define na tomada de tempos e nas duas primeiras voltas da prova, quando ainda estamos com pneu frio. Depois disso, fica mais complicado para quem larga de trás”, avaliou Bonifácio.

Surpresa na estreia – Estreante na Fórmula 3 depois de apenas um treino livre na categoria, o piloto sorocabano João Jardim foi um dos destaques da sessão de classificação realizada nesta sexta-feira para a segunda edição do F-3 Brazil Open.

Ainda aprendendo os segredos da categoria, João já conseguiu melhorar o desempenho do carro da pequena equipe Kemba Racing em mais de 2s, e ficou a apenas 0s6 do tempo da polé. Ele vai largar em quinto, mas feliz pela estreia.

“Não está sendo fácil a adaptação, mas estou muito satisfeito. Estamos trabalhando muito no carro, e conseguimos uma evolução grande, principalmente de ontem (quinta, 20) para hoje. Estamos perdendo alguns décimos na subida da Junção, mas a tendência é melhorarmos um pouco mais até a quarta corrida do fim de semana”, encerrou Jardim.

A primeira corrida do F-3 Brazil Open 2011 será disputada ainda nesta sexta-feira, a partir das 14h45. Confira como será a ordem de largada:

1- Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 1m31s039
2- Yann Cunha (Bassan Motorsport), 1m31s100
3- Guilherme Silva (Hitech Racing), 1m31s475
4- Fabiano Machado (Cesário Fórmula), 1m31s650
5- João Jardim (Kemba Racing), 1m31s736
6- Pipo Derani (Hitech Racing), 1m31s893
7- Victor Guerin (Cesário Fórmula), 1m32s030
8- Bruno Bonifácio (B/Cesário Fórmula Jr.), 1m32s114
9- Raphael Abbate (B/Cesário Fórmula Jr.), 1m32s342

Mais imagens da Tomada de Tempos. Todas as fotos Luca Bassani.

Destaques . Novidades . Uncategorized